ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 136-1


Poster (Painel)
136-1Perfil de ácidos graxos poli-insaturados e atividade antimicrobiana de cianobactérias isoladas de ambientes marinhos do estado da Paraíba.
Autores:BARBOZA, G.F.O. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; SILVA, A.L.V. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; GORLACH-LIRA, K. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; ANTONIO FILHO, N.R. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; SASSI, C.F.C. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; SASSI, R. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

O perfil de ácidos graxos, potencial lipídico e produção de substâncias antimicrobianas são importantes parâmetros para diversas aplicações biotecnológicas. As microalgas vêm apresentando um enorme potencial para a produção de biocombustíveis em virtude do alto teor de lipídeos, incluindo neste grupo as cianobactérias. Neste trabalho foi avaliado o perfil de ácidos graxos e atividade antimicrobiana de três cepas de cianobactérias (Synechocystis aquatilis, Synechoccocus nidulans e Synechoccocus sp.) isoladas de ambientes marinhos do estado da Paraíba pertencentes ao banco de cultura de microalgas do LARBIM/UFPB. As espécies foram cultivadas em câmara climatizada (25±1ºC) com iluminação e fotoperíodo de 12 horas, em balões de vidro com meio Conway. O crescimento dos cultivos foi acompanhado por contagem celular e medidas da fluorescência in vivo. As culturas em fase estacionária foram centrifugadas e as células foram congeladas (- 40°C) e liofilizadas. Atividade antimicrobiana do sobrenadante obtido pela centrifugação de culturas de cianobactérias foi analisada utilizando as cepas padrões de Candida albicans, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus pelo método de difusão em Ágar Mueller Hinton. Os ésteres metílicos de ácidos graxos e os cálculos para os teores de éster foram analisados utilizando a cromatografia gasosa. Os sobrenadantes livres de células obtidos de culturas de cianobactérias não apresentaram atividade inibitória sobre as cepas padrões de microrganismos. A maior quantidade de ácido eicosapentaenoico (EPA) foi encontrada em S. aquatilis (CMUFPB M3C) (14,4 %), apresentando um perfil de ácidos graxos importante para as indústrias farmacêutica e alimentícia. A microalga do gênero Synechoccocus sp. (CMUFPB M24C) apresentou 5,6% do ácido γ-linolênico (C18:3 c6,9,12), e em S. nidulans (CMUFPB M95C) foi encontrado o teor de 8,9% de ácido linolênico (C18:3 c9,12,15). Os perfis de ácidos graxos das cianobactérias testadas indicaram seu potencial biotecnológico.


Palavras-chave:  cianobactérias, ácidos graxos, atividade antimicrobiana, biotecnologia